sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O Santo da Cerveja

Hoje se inicia o “Beer Weekend” em Bruxelas, onde vários eventos acontecerão, inclusive uma feira na Grand Place onde várias cervejarias venderão seus produtos.
Este festival tem uma conotação religiosa, pode parecer estranho, mas há uma forte ligação entre religião e cerveja, principalmente em países católicos romanos, onde todas as cervejarias possuem imagens de santos.
A presença destas imagens reflete a base agrícola do processo de fabricação da cerveja. Se Deus não provê chuva, não há água. Sem sol não há grãos ou lúpulo. E tudo isso em excesso pode acabar com as plantações.
Há vários santos padroeiros dos cervejeiros. Para os tchecos, o santo é o canonizado Rei Wenceslas da Boêmia. Para os alemães é o São Floriano, os franceses optaram pelo St. Arnold de Metz. Devido a proximidade entre fronteiras belga e francesa, há uma confusão entre os santos destes dois países. O padroeiro na Bélgica é St Arnold de Soissons. Ele é o mais popular dos santos “cervejeiros”. Nasceu em 1040 em Tiegem (oeste do Flandres) foi monge na abadia de St Médard em Soissons e mais tarde bispo. Fundou a abadia de Oudenburg entre Ostende e Bruges.
Diz a lenda que durante o tempo de uma peste St Arnold mergulhou seu crucifixo em um barril de cerveja encorajando a população a beber cerveja ao invés de água. Subitamente a peste desapareceu. A água era provavelmente contaminada, enquando que a cerveja, por utilização água fervida na fabricação estava livre dos micro-organismos.
Outra história conta que St. Arnold miraculosamente iniciou a fabricação de cerveja após a destruição da cervejaria da abadia.
O dia de St Arnold é 18 de agosto e é marcado por um pequeno ritual na cervejaria. Em celebração mais pública, as cervejarias prestam homenagem no inicio de setembro, com um serviço religioso na catedral de Bruxelas, fazendo recentemente parte do “Beer Weekend” o fim de semana na cerveja.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be