quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Tripel Karmeliet - Brouwerij Bosteels


Simplesmente posso descrever como uma ótima cerveja!
A receita original é de 1679 e continua sendo utilizada na sua fabricação. Ela tem origem no antigo Carmelo (isso mesmo, da ordem Carmelita) de Dendermonde, leste do Flandres.
Nesta receita é descrita a fabricação de cerveja utilizando 3 grãos: cevada, trigo e aveia. Todos utilizados na forma crua e maltada, podendo até então ser chamada de uma cerveja com 6 grãos.
O nome “triple”, além de fazer referência a utilização de 3 grãos, também se refere a ela ser uma cerveja de alta fermentação, com uma terceira fermentação na garrafa (quase uma cerveja duplamente tripla), tendo um teor alcoolico de 8%.
A cor é dourada para bronzeada, com uma forte e cremosa nota inicial possuindo grande fineza e complexidade.
As características não derivam somente dos grãos, mas também do lúpulo Styrian, de ervas e do sabor frutado de banana e baunilha, características do fermento da casa.
É servida em um dos copos mais bonitos e elegantes, desenhado por Antoine Boostels e decorado com uma flor-de-lis estilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be