sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Bélgica, o país da cerveja!

Quando olhamos para os países que são internacionalmente conhecidos pela cerveja vemos que todos tem uma coisa em comum: ficam na região mais ao norte da europa.
Mas o que esse fator tem a ver com a produção da cerveja? Tudo! Os países localizados mais ao sul da europa por possuírem um clima mais ameno permitem a produção de frutas e consequentemente a fabricação de vinho. Nos países do norte, o clima frio facilita a produção de grãos e logo a produção de cerveja.
Os primeiros relatos da produção de cerveja vem da região da Mesopotânia, atual Iraque, incluindo algumas leis referentes a fabricação, comercialização e consumo em um dos mais antigos conjuntos de leis, o Código de Hamurabi.
Após os Célticos iniciaram a produção de cerveja na região onde hoje é ocupada pela República Tcheca, Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Irlanda. Agora podemos ver o porquê da Bélgica ser o país da cerveja, pois está localizada no meio desta “região” da cerveja. Há aqui ruinas de cervejarias que datam do 3º e 4º séculos.
No mesmo período, os Romanos e Gregos produziam o vinho, que passou a ser então produzido na França e na Ibéria. Quando os Romanos foram para o oeste, encontraram a cerveja sendo feita em tribos chamadas “Belgea”, ancestrais dos Valônios e provavelmente dos Flamengos, os dois principais povos da Bélgica.
Uma influência histórica neste processo é a regiao da Borgonha, hoje conhecida pelo vinho Pinot Noir, pela cozinha com Charolais e pela mostarda de Dijon. Na idade media, esta região incluia territórios da Bélgica, e lá surgiu então a expressão Burgês, que se referia a pessoa que gosta de comida e bebida em quantidade e qualidade, hoje o termo mais comum foi emprestado do francês: Gourmand.
Os monges beneditinos de Hoegaarden e Affligem nos últimos 3 ou 4 séculos do milênio tiveram uma grande influência na produção da cerveja.
No auge do poder burgês, a abadia de Cluny era a capital intelectual da Europa, e os beneditinos exerceram grande influência por séculos.
A vida extravagente na região também deu inicio a uma reação com a criação da abadia de La Trappe (primeira abadia Trapista, que buscava restaurar a simplicidade e austeridade originais) , na região na Normandia na França, que até hoje funciona e originou os demais mosteiros Trapistas na Bégica e Holanda.
O termo “The Burgundies of Belgium”, traduzindo livremente para “as burguesias da Bélgica” ainda é utilizado para descrever as cervejas da Valônia e Flandres.
Na França a uva tomou espaço, mas a região ainda é um encontro da alta gastronomia e de duas culturas diferentes.
Enquando na França as crianças tomam vinho nas refeições, na Bélgica elas tem contato com cervejas de baixa graduação alcoolica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be