sexta-feira, 28 de agosto de 2009

La Chouffe - Brasserie d'Achouffe

Com certeza esta é uma das cervejas belgas que mais aprecio. Meu primeiro contato com esta cerveja foi em um bar dentro da universidade, em 2006, quando aqui estive para uma entrevista referente a uma vaga no projeto que participo agora.
A cervejaria d’Achouffe é dentre a nova geração de pequenas cervejarias com certeza a de maior sucesso. O nome tem origem na aldeia de Achouffe, nas Ardenas, província de Luxemburgo.
Chouffe é um gnomo barbudo, que usa uma toca vermelha que é o símbolo da cervejaria.
A primeira cervejaria d’Achouffe iniciou em 1982 em uma casa de campo do ano de 1805.
As cervejas são feitas com água da primavera das Ardenas, com maltes Pilsener e cristal, açúcar branco e mascavo, lúpulos Styrian e Sacz e coentro.
Existem dois principais produtos, ambos com um limpo, delicado e leve sabor de malte e considerável sutileza e complexidade.
La Chouffe (8.0GL) com uma cor entre dourado e pêssego, um aroma doce e frutado e paladar com notas cítricas que ficam tendendo a notas de vinho e mais complexas com o tempo.
Como toda cerveja belga, La Chouffe possui seu próprio copo. Uma parte intessante deste copo, são as palavras “Magic Chouffe”, escritas de forma invertida no copo para que você possa ler de maneira correta através do copo e as curvas do copo, juntamente com a cerveja criam um efeito mágico.
A princípio a cerveja só era vendida em garrafas de champange, com 750ml, mas após a aquisição da cervejaria pelo grupo da cervejaria Duvel, garrafas pequenas podem agora também ser encontradas.

Um comentário:

  1. Do jeito que fala de cerveja vai voltar com uma pancinha grande hein ahahahah

    abracos guriiiiiiiiiiiii

    ass: Thiago

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be