quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Bièrres Brut

Normalmente o idioma que escrevo o titulo dos posts tem a ver com a região onde a cerveja é produzida. Por isso algumas vezes escrevo Brouwerij para as cervejarias flamengas ou Brasserie para as cervejarias da valônia. Apesar das cervejas Brut serem ambas da região do Flandres, escrevi o titulo em francês em respeito ao processo de fabricação e ao resultado, que lembram muito um produto típicamente francês, o Champagne.
Quando uma nação cria um tipo bom e original de bebida ou comida deve se orgulhar. Este orgulho leva a proteger este produto a partir de uma definição. Whisky e Champagne são bons exemplos.
Existem na Bélgica 2 tipos de cervejas Brut: Deus (muito conhecida no Brasil, vendida por um preço médio de R$199,00) e a Malheur Brut e Malheur Dark Brut. Não há diferença entre as garrafas destas cervejas e garrafas de Champagne. Elas possuem o mesmo formato, mesma cor, ambas fechadas com rolhas amarradas por aquele “arame” que todos conhecemos das garrafas de Champagne. Tudo isso por causa do processo de refermentação na garrafa.
Este é um dos desenvolvimentos mais significativos das cervejas belgas. A refermentação na garrafa pode agir em prol do sabo, mas isso é um jogo. Dominar as técnicas de condicionamento joga um papel fundamental nesse processo.
Isso é função do fermento da cerveja. Se o fermento está em boas condições e na quantidade correta, a segunda fermentação na garrafa adiciona muita complexidade ao sabor. Pode adicionar uma “secura” saborosa, adicionando gostos florais e algumas vezes sugerindo sabores de vinho do porto. Também pode criar dióxido de carbono, mantendo o oxigênio fora, evitando que a cerveja fique “velha”.
Algumas vezes as cervejas são filtradas ou centrifugadas para eliminar o fermento da primeira fermentação e após uma dose correta de fermento fresco é adicionada antes do engarrafamento, e este fermento é o utilizado na fabricação do Champange.
Algumas destas cervejas são envelhecidas em “caves” da região de Champange, sendo lá submetidas a “remuage” e “dégorgement” que é o métodos de Champagne para a remoção do fermento.
Até o momento só degustei a cerveja Deus, chamada de “Brut des Flanders”. Sabor pouco lembra uma cerveja, uma ótima experiência. Santé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be