terça-feira, 15 de setembro de 2009

Malheur 10 - Malheur Bieren

A muito tempo atrás esta cervejaria levou o nome de sol ou moinho. Mas atualmente ela reemergiu com um nome um pouco sarcástico: Malheur, que significa Azar.
A cervejaria vem de uma familia de cervejeiros, onde o atual proprietário Emmanuel De Landtsheer é filho de um cervejeiro, sua mãe também é filha de cervejeiros e por consequencia seu irmão também trabalha no ramo. As primeiras cervejas eram de fermentação espontânea, e até hoje os equipamentos para a fabricação deste tipo de cerveja pode ser encontrado por lá.
A cervejaria fechou as portas logo antes da segunda guerra mundial, porém a familia continuou a produzir lúpulo até os anos 70.
Após a morte do pai em 1991, Emmanuel trabalhou para fazer seu sonho virar realidade, e em 1997 reiniciou a fabricação de cerveja.
A primeira cerveja tinha em seu rótulo um número 4, referência ao teor alcoolico do produto, mas segundo o antigo sistema belga de medir os graus. Com certeza na atual classificação, essa cerveja teria no mínimo 5.8, ganhando mais uns pontos na refermentação sendo mais lógico o 6 de hoje. O proprietário fala que 4 é o número que se pode beber sem ficar embriagado.
Deixando o contexto histórico de lado, falamos agora da Malheur 10. Conheci esta cerveja no BeerWeekend deste ano. Foi com certeza a melhor ceveja que degustei no fim de semana. Tanto que fiquei uma semana querendo escrever este post mas estava difícil, pois a cervejaria possui vários tipos especiais e não sabia como classificar a Malheur 10.
Esta cerveja foi lançada no ano do milênio. Os ingredientes são similares, mas com uma gravidade maior, dando maior corpo, mais sutileza, algumas notas mais “picantes” e um longo, leve e saboroso sabor do lúpulo.
Além disso, possui aroma de pêssego, com um sabor de rosas, com traços de casca de laranja e limão.
Ela possui 10 dias de pré fermentação, o mesmo periodo de uma fermentação secundária, 3 ou 4 dias de armazenamento seguido de filtragem para remoção do fermento e na sequência uma dosagem nova de fermento é adicionada seguida com um “priming” de açúcar branco.
Esta cerveja com certeza irá comigo para o Brasil em dezembro. Será uma das 3 cervejas especiais que levarei para uma degustação especial. Gezondheid!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be