terça-feira, 22 de setembro de 2009

Pils, a receita mais popular do mundo!

Antes de escrever sobre uma cerveja específica, gosto muito de fazer uma pequena introdução sobre o seu tipo. E não vai ser diferente com a cervejas Pilsen. A primeira idéia era escrever sobre a cerveja belga, que imagino, que seja a mais conhecida no Brasil, a Stella Artois. Mas este post fica para amanhã, agora vamos falar das cervejas Pils em geral.
Grandes países produtores tem clima frio, senão não teriam cevada. Mas também todos são muito quentes para permitir uma fermentação limpa no verão. Quando o clima quente tornou a brassagem impossível, o pessoal da Bavária teve a vantagem de utilizar “caves” nos alpes, nas quais eles aprovisionavam as cervejas para os meses quentes de verão. Eles então aprenderam que baixas temperaturas não somente permitia uma fermentação correta e uma boa preservação, como também tornava o caráter mais estável.
A fermentação com fermento lager produz notas menos frutadas e temperadas, consequentemente deixam um malte “limpo” com um caráter de lúpulo.
Lager é a palavra alemã para armazém. Ela se refere ao armazenamento ou maturação fria da cerveja. As primeiras lagers eram escuras, chamadas de estilo Munique. Foram seguidas pelo estilo Viena, de cor cobre. Então veio o estilo dourado, da cidade de Pilsen, na Boêmia, cidade, na época, pertencente ao império autriaco, hoje República Tcheca.
De todos os estilos de lager, o Pilsener, Pilser ou Pils foi o mais adotado e adaptado por diferentes nações.
A cerveja feita em Pilsen era muito boa graças a docura da cevada na Morávia e o extraordinário lúpulo Saaz da Boêmia.
Fora da República Tcheca, a melhor interpretação do estilo Pilsener é em geral os feitos na Alemanha, seguido pelos estilos mais leves e com ligeiramente menos lúpulo da Bélgica.
As clássicas Pilseners são feitas puramente de malte de cevada, mas algumas marcas internacionais bem conhecidas utilizam entre 10% e 40% de arroz ou milho, ou seja, é quase um bolo de fubá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be