terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cervejas Trapistas

As cervejas trapistas com certeza são as cervejas mais especiais que se pode encontrar na Bélgica. Existem somente 6 cervejas trapistas, fabricadas inteiramente dentro dos mosteiros.
Em 1997, os mosteiros trapistas belgas que fabricam cerveja criaram um selo de autenticidade, para deixar claro que eles são as únicas ordens da Bélgica que fabricam cerveja.
Os monges trapistas possuem a administram estas cervejarias, que são: Achel, Chimay, Orval, Rochefort, Westmalle e Westvleteren.
Orval é a única que possui um único tipo de cerveja. Os outros mosteiros fabricam 2 ou 3 tipos diferentes, totalizando algo entre 12 e 20 diferentes cervejas.
Quando ao sabor, algumas são secas, como a Orval e uma das Chimay, mas a maioria é escura (somente 1 ou 2 são claras) e relativamente doce.
Apesar das diferenças, todas tem algo em comum: os monges podem ter feito o voto de celibato, mas com certeza são pais de uma bela familia de cerveja.
Todas são fortes, alta fermentação e recebem uma 2ª ou 3ª fermentação na garrafa, todas são frutadas e possuem uma proporção de açúcar mascavo na fabricação.
Por ser uma das ordens mais restritas, talvez a mais fechada, os trapistas mantiveram a sua tradição de fabricar cerveja.
Algumas vezes a fabricação tinha por objetivo a contrução de mosteiros e consequente manutenção, em outras a geração de empregos locais ou para o início de comunidades em diferentes locais.
Por causa da competição do mercado e do tempo que os monges devem dedicar a oração e aos estudos, eles não podem administrar sozinhos as cervejarias, tendo então auxilio de pessoas da comunidade nas atividades.
Agora, um motivo especial para tomar as cervejas trapistas: uma parte do lucro das vendas é usado diretamente para a caridade.
Esta com certeza é uma boa forma de se fazer caridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be