quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Westvleteren Blauw – St Sixtusabdij

Após uma pequena introdução sobre as cervejas trapistas, chegou o momento de falar da que com certeza é a mais especial delas. A Westvleteren, da abadia de St Sixtus.
Onde o campo se encontra com marcas da guerra e jardins de lúpulo, a menor das cervejarias trapistas, St Sixtus, persegue a paz em Westvleteren, entre a fronteira francesa e Ieper, na região oeste do Flandres.
A abadia data de 1831 e a fabricação se iniciou 8 anos depois. Não há refinamentos no produto, como por exemplo rótulo nas garrafas. A diferença entre os diferentes tipos de cerveja é a tampa da garrafa, que pode ser verde, azul ou amarela.
Produz somente o suficiente para a sua manutenção, podendo a cerveja somente ser comprada na abadia (pelo menos de maneira oficial).
Segundo informações da abadia, para comprar a cerveja você precisa reservar com antecedência e você só pode comprar aquela que está sendo fabricada no momento em uma quantidade limitada a um pedido por carro por número de telefone. Quando o produto disponível é a com tampa amarela, uma longa fila de carros se forma em frente da abadia. Ela somente é vendida para clientes que se comprometem a não revender e não repassar para terceiros.
Neste post falo sobre a Westvleteren Blauw (blauw significa azul em neerlandês), uma cerveja que possui teor alcoolico de 8%. Ela não é a mais famosa das Westvleteren mas é considerada por muitos a melhor, o “Châteaux Margaux” das cervejas.
Com relação ao sabor, possui uma nota inicial forte, com uma coloração “gourmant”. É frutada e doce com uma pequena sugestão de ameixa e chocolate.
Esta é a única as Westvleteren que ainda não degustei, mas a experiência que tive com a de tampa amarela, considerada a melhor do mundo, me faz acreditar em tudo o que foi descrito.
Em uma reportagem publicada no portal G1 da Globo, mostra que esta cerveja é vendida em um bar de São Paulo por R$179,00, apesar da reportagem falar que a garrafa é de 750ml, com certeza não é, já que a Westvleteren só é vendida em garrafas pequenas.
Tenho uma garrafa desta maravilha comigo, presente de alguém especial, guardada como recomendam os monges, na vertical, no escuro e a uma temperatura amena. Só vou abri-la quando encontrar novamente esta pessoa. Pessoas especiais + cervejas especiais = momentos inesquecíveis.
Recomenda-se guardar entre 12ºC e 16ºC e a não refrigerar para o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be