sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Cervejas Brancas – WitBier – Bièrre Blanche

No verão, na praia, com um pouco (muito pouco) de windsurf, afinal, estou aprendendo, ou mesmo com alguns jogos no parque com amigos a cerveja branca é uma ótima opção. O verão está chegando no Brasil, então resolvi apresentar um pouco deste estilo de cerveja que combina perfeitamente com a época mais alegre do ano.
O sucesso do estilo belga de cervejas brancas na sua terra fez os cervejeiros desenvolverem novas variações no estilo.
Entretando interpretações do estilo belga estão emergindo em outros países. Este estilo combina uma degustação fácil, leve e suave com expressivos e refrescantes sabores. Pode soar irresistível, porém o termo “cerveja branca” pode confundir um novato no assunto.
Nenhuma cerveja é branca ou possui um branco como um vinho. A melhor descrição é um amerelo “nebuloso”, esbranquiçado. Alguns bebedores acham a idéia de “nebuloso” meio difícil de engolir, mas o sedimento do fermento contém vitaminas que são boas para a pele e para o cabelo.
A designação “branca” foi uma vez extensivamente utilizada na europa para designar cervejas com uma proporção significativa de trigo. Hoje o termo é usado principalmente em 2 países: Bélgica, com a famosa cidade de Hoegaarden e Alemanha, na cidade de Berlim e na região ao redor de Munique.
O estilo belga de cerveja branca de hoje é brassado com 30 a 60% de grão de trigo, geralmente, mas nem sempre em estado bruto e o restante sendo malte de cevada e para as cervejas sazonais utiliza-se também sementes de coentro e cascas secas de laranja Curaçao.De todos os temperos utilizados nas cervejas brancas belgas, estes dois são os mais comuns. Eles eram tesouros desde os antigos tempos, mas ficaram muito mais acessíveis a partir da era das explorações. Laranjas eram um artigo exótico de luxo, cresciam na ilha caribenha de Curaçao, colônia da Holanda. Naquele tempo, Bélgica e Holanda eram um único país.
Mas porque a designação cerveja “branca”? As palavras branca (white) e trigo (wheat) soam similares em inglês e alemão (weisse e weizen), mas não no idiomas principais da Bélgica, o flamengo e o francês (idiomas principais pois, para os que não sabem aqui existem 3 idiomas oficiais, o terceiro é o alemão).
Uma outra possível explicação para “branca” é que a espuma dessas cervejas são notavelmente brancas durante a fermentação e no produto final, no copo.
No caso das cervejas de trigo, também há o esbranquiçado na própria cerveja. O costume de servir esta cerveja não filtrada pode ter origem na diferenciação das cevejas de cevada e trigo. A cevada possui uma casca que age como um filtro natural, diferentemente do trigo.
Cervejas de trigo podiam ser mais turvas do que cervejas de cevada antes do desenvolvimento dos modernos sistemas de filtragem. O fato de cervejas serem muito antigas favoreceu a manutenção desta coloração “nebulosa” como uma forma de distinguir o estilo da cerveja.
Mas o mais importante, é que esta cerveja, principalmente quando servida com uma rodela de limão siciliano é uma ótima opção para um bom momento entre amigos, aproveitando um bom lugar ao sol! Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be