segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Kwak – Brouwerij Bosteels

O copo da Kwak é provavelmente mais famoso que a cerveja. Há inclusive alguns bares que pedem que os clientes deixem os sapatos como garantia. Este copo é um “Stirrup cup”, que é um copo oferecido a um homem montado em um cavalo antes de sair para caçar, lembra um copo daqueles de chopp em metro, e é servido em com um suporte de madeira de faz lembrar um aparato científico de algum laboratório de química.
Pauwel Kwak era um proprietário de uma espécie de estalagem entre Mechelen e Ghent. Seu primeiro nome, Pauwel, é como um Paulo para nós. O segundo, Kwak, é na verdade um apelido para alguém conversador, comunicativo.
Há uma outra história para o nome Kwak, a história que o pessoal conta por aqui. Ele teria a ver com o barulho que faz o ar quando entra na parte do “bulbo” do copo. Você está tomando tranquilamente sua cerveja quando de repende: kwak, kwak, kwak, você chegou na parte do bulbo.
Pauwel Kwak fez sua própria cerveja, que era forte e escura. Como seus clientes sempre chegavam à cavalo, ele então os servia em um copo que poderia ser suportado pelo estribo.
Este tipo de cerveja foi muito popular, mas com o passar do tempo foi esquecido. Há alguns anos que uma cervejaria local reiniciou sua produção, popularizando a cerveja pelo copo.
Kwak é uma cerveja âmbar, com um aroma da terra, um final quente com um sabor que lembra bananas caramelizadas. É feita com 3 tipos de malte, incluindo trigo, e possui cerca de 8.0% em volume de álcool.
É impossivel vir a Bélgica e não povar esta cerveja. Você fica especialmente atraido pelo copo. Uma ótima estratégia de marketing!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Bruxelas, Belgium
Engenheiro Mecânico, doutorando pela Vrije Universiteit Brussel, apreciador das diferentes cervejas deste país. dúvidas? fpresezn@vub.ac.be